• Rua Francisco Goulart, 42, Loja 5, Florianópolis-SC
  • Whatsapp (48) 99944.2812
  • admin@garimpario.com.br

Brechozeiro de verdade, brechozeiro raiz, brechozeiro true, sabe a diferença entre vintage e retrô. O resto é poser… Brincadeira! Se você não sabe, a gente não tá aqui pra julgar não, e sim pra esclarecer e elevar o seu nível de brechozeiro aprendiz para brechozeiro especialista.

 

Vem com a gente!

O que é vintage?

Se usa o adjetivo vintage para artigos originais de épocas passadas. Há quem diga que o termo pode ser usado apenas para se referir a peças datadas de 1920 a 1960, mas na moda a gente acaba usando pra todos os períodos de outrora (fancy): 2000, 1990, 1980, 1970… – licença poética que chama, né mores?

Sabe aquela roupa super cool que você encontrou no fundo do guarda-roupa da sua mãe, que ela usava na juventude nos anos 80 e que você pensou “epa, agora que a moda oitentinha voltou vou adicionar esse achado aos meus lookinhos”? Então, essa peça é vintage! Ela não só carrega a estética da década de 80, como também foi criada e produzida na época.

As camisas masculinas que vieram diretamente do Bazar Paulista, no interior do Paraná, e estão disponíveis no nosso brechó são peças vintage, pois são originais de 1980, por exemplo.

E retrô, o que é?

Chamamos de retrô objetos produzidos atualmente, mas que no visual fazem referência ao design de décadas passadas. Muitas vezes esses itens podem até carregar uma aura noventinha, oitentinha, setentinha, mas misturar com elementos atuais.

No fundo, retrô é o termo utilizado para descrever criações inspiradas no passado que recém saídas do forno. Essas criações podem ser fiéis à estética do período em questão, como também podem ser releituras e misturar ao visual antigo um olhar mais contemporâneo.

 

Frigobar com estética inspirada no passado, fabricado e vendido pela Brastemp hoje

 

Resumindo…

Dizer que uma peça é vintage significa dizer que ela foi criada e fabricada no passado. Já chamar um item de retrô significa que ele foi produzido atualmente, mas que é inspirado na estética de um período anterior.

Quer dizer que todas as peças de um brechó são vintage e não retrô?

Não! As peças que você garimpa em brechó podem ter sido fabricadas há não muito tempo, não dando a elas o título de vintage e, se não tiverem estética característica de um período passado, nem de retrô. Mas sim, em brechós você pode encontrar muitas relíquias de outras décadas. Eles são o paraíso para os fashionistas apaixonados por vintage!

Lembrando que apostar em roupas de brechó não só garante itens vintage originais e arrasadores, como também faz bem para o planeta. Comprar em brechó é uma forma de apostar no consumo consciente.

Quer que a gente mande mais motivo pra encher o carrinho no nosso brechó virtual? Toma: 6 bons motivos para comprar em brechó.

É um brechozeiro addicted? Faça o quiz e descubra quem você é no rolê do consumo consciente.

Compre consciente!

Confira os nossos garimpos na loja virtual e continue acompanhando a gente por aqui.

Meu nome é Cassia Guerra, e eu sou brechozeira!